A asma é uma doença crônica caracterizada por ataques recorrentes de falta de ar e chiado no peito, que variam em gravidade e frequência de pessoa para pessoa. Os sintomas podem ocorrer várias vezes ao dia ou semana, e para algumas pessoas, tornar-se pior durante a atividade física ou à noite.
O que é um ataque de asma?
Durante um ataque de asma, a mucosa dos brônquios inflamam, provocando um estreitamento das vias aéreas e de uma redução do fluxo de ar para dentro e para fora dos pulmões. Recorrência dos sintomas freqüentemente causam insônia, fadiga diurna, atividade reduzida e absentismo escolar e de trabalho. A taxa de mortalidade da asma é relativamente baixo quando comparado com outras doenças crônicas, no entanto, em 2005, 255 000 pessoas morreram como resultado.
O que causa ataques de asma?
A asma é uma doença respiratória crônica, caracterizada por ataques recorrentes de falta de ar e chiado no peito. Algumas causas e gatilhos são comuns a todas as pessoas com a doença, mas também há diferenças individuais. Embora as causas da asma não são completamente compreendidos, os fatores de risco mais importantes são os produtos inalados, entre os quais incluem o seguinte:
Outros disparadores incluem ar frio, extrema emoção de raiva ou medo, e exercício físico. Em algumas pessoas, a asma pode ocorrer em resposta a algumas drogas, como a aspirina e outros antiinflamatórios não-hormonais, ou beta-bloqueadores (usados para pressão, problemas cardíacos arterial elevada ou enxaqueca). A urbanização também está associada a um aumento de casos de asma, mas não está claro a natureza exata dessa relação.
A OMS estima que existam no mundo cerca de 235 milhões de pessoas com asma. Embora não possa ser curada, a gestão adequada pode controlar a doença e desfrutar de uma boa qualidade de vida. Além disso, algumas crianças com formas mais brandas da doença superar seus sintomas ao longo dos anos.
Dados
• A OMS estima que existam atualmente 235 milhões de pacientes com asma.
• A asma é a doença crônica mais comum em crianças.
• A asma está presente em todos os países, independentemente do seu nível de desenvolvimento. Mais de 80% das mortes por asma ocorre em países de renda baixa e média-baixa.
• asma frequentemente diagnosticada e tratada adequadamente, criando um ônus significativo para os pacientes e suas famílias, e pode limitar a atividade do paciente ao longo de suas vidas.
Fonte: OMS
FrancisMundo2013