Um simples abraço pode fazer uma grande diferença na vida ou no nosso dia.. O contato físico faz bem e acalenta de forma importante em todos os momentos. Algumas vezes não encontramos as palavras adequadas para expressar e o abraço é a melhor maneira.
Alivia a dor, a depressão, a angústia e a ansiedade. É comprovado cientificamente alterações fisiológicas positivas em quem toca e em quem é tocado. Um abraço acolhe a pessoa de tal forma que pode melhorar, e muito, a disposição e a maneira de encarar os problemas.
A emoção do abraço tem uma qualidade muito especial. Tem o dom de eternizar o tempo, e em uma fração de segundos preenche um pequeno espaço vazio. Um “colo” que afasta toda e qualquer angústia.
Já se comprovou que todos necessitamos de contato físico para nos sentirmos bem, e uma das formas mais importantes de contato físico é o abraço.
Quando nos tocamos e nos abraçamos, levamos vida aos nossos sentidos e reafirmamos a confiança nos nossos próprios sentimentos. Algumas vezes NÃO encontramos as palavras adequadas para expressar o que sentimos; o abraço é a melhor maneira
Há vezes que não nos atrevemos a dizer o que sentimos, seja por timidez ou porque os sentimentos nos avassalam; nesses casos pode-se contar com o idioma dos abraços.
Os abraços, além de nos fazerem sentir bem, empregam-se para aliviar a dor,
a depressão e a ansiedade. Provocam alterações fisiológicas positivas em quem toca e em quem é tocado.
Aumenta a vontade de viver aos enfermos.
É importante saber que: Os abraços são necessários para o desenvolvimento, manter-se sãoe para crescer como pessoa.
Um abraço é quando duas ou mais pessoas ficam entre os braços uma da outra. Na nossa cultura, o abraço é usado como forma de demonstrar uma série de sentimentos bons, como afeto, carinho, amor, gratidão e saudades.
Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade da Carolina do Norte (EUA) mostra que o abraço libera uma substância chamada cortisol no organismo. A liberação desta substância é extremamente benéfica para o corpo, proporcionando conforto e alegria e diminuindo o stress. Além disso, o cortisol ajuda a diminuir a pressão sanguínea, o ritmo da respirção e também a quantidade dos batimentos cardíacos. Com isso, de uma forma geral diminui também o risco de a pessoa sofrer de um ataque cardíaco. A pesquisa também revelou que estes benefícos se dão tanto em homens quanto em mulheres, mas nas mulheres os efeitos são maximizados, assim como em casais que estão apaixonados.
fr.ac.jorge@hotmail.com
Francismundo2013